30.1.09

Dica do Teobaldo: Freakangels

Muito se tem discutido nos últimos anos sobre o futuro das indústrias e mídias, digamos assim, paupáveis. A internet realmente acabará com as grandes gravadoras, jornais, editoras e etc, que não estão totalmente interagidas na grande rede? Difícil responder. Agora, uma editora independente de quadrinhos americanos parece ter dado um primeiro passo para tentar solucionar esse impasse.

Há quase um ano (pra ser mais correto foi no dia 15 de fevereiro de 2008), a Avatar Press disponibiliza, gratuitamente, uma história em quadrinhos semanal pela internet. O projeto se chama Freakangels e é escrito pelo roteirista inglês Warren Ellis com desenhos de Paul Duffield. Talvez esta iniciativa não teria chamado tanta atenção se não fosse a presença de Ellis, um dos melhores roteiristas de quadrinhos desta década.

***

Outra sacada legal foi disponibilizar as histórias impressas, pra quem quiser tê-las em mãos, podendo ler sem precisar ligar o computador. O primeiro volume saiu em dezembro passado contendo os 24 primeiros capítulos.

Porém, muito além de ser uma ousada jogada de marketing, Freakangels é uma ótima história em quadrinhos, com roteiros inteligentes e desenhos competentes. A trama se passa em uma Inglaterra inundada pós-apocalipse, onde os bairros viraram pequenas ilhas e a ação é centrada em Whitechapel, lugar da moradia do estranho grupo Freakangels.

Então, para aqueles que se interessaram, fica aqui a dica cultural do Teobaldo Hp: é só acessar o site (http://www.freakangels.com/) e apreciar as histórias.

***

P.S. Para aqueles que não sabem ler em inglês o suficiente, existe um Google Translation no próprio site, podendo traduzir aquelas frases que você não entendeu muito bem.

__________________________

0 comentários :