27.11.08

Sobre a Enchente em Santa Catarina

Tenho 21 anos e já vi na TV várias enchentes, em vários lugares do Brasil. Todo ano tem isso, é normal.

Mas juro que nunca pensei que isso fosse acontecer tão perto de mim, e tão tragicamente. Sábado passado enquanto eu me preparava pra ir à praia, assistia na TV local, os repórteres ao vivo no centro de Joinville, mostrando que o rio que corta a cidade tomou conta das principais avenidas, e que agora não existia mais avenida, era tudo rio ali. Amigo meu dizendo que foi ao Shopping sábado de manhã, e estava tudo "normal", e uma hora depois não conseguia mais sair do Shopping porque estava tudo alagado ao redor. Foi realmente horrível, o que eu via apenas na TV acontecendo em São Paulo e outras cidades lá pro norte, vi agora na cidade em que eu moro, pertinho da minha casa.

Centro de Joinville

5482689

5481839

Todo o litoral norte, o litoral central, e parte do litoral sul do estado está um verdadeiro caos. Pessoas morrendo, pessoas desabrigadas esperando a água baixar pra voltarem pra suas casas e recomeçar a vida, e outras muitas sabendo que nem tem mais casa pra voltar. Um verdadeiro desastre. A cidade de Itajaí teve 90% das casas atingidas pela água. 90%! Numa cidade de 170 mil habitantes! Quem passa por lá, vê um cenário de pós-guerra, uma cidade destruída e aterrorizada. Pessoas honestas estão tendo que saquear supermercados para ter o que comer!

Porto de Itajaí

IMG_2965

Pessoas saqueando o supermercado

itajai-02

itajai-03

Por sorte, moro numa região alta de Joinville, e não sofri com a enchente, mas estou fazendo a minha parte para ajudar quem precisa. Segunda-feira fui no intervalo da faculdade no supermercado com uns amigos comprar material de limpeza para limpar algumas creches no bairro Vila Nova (um dos mais atingidos em Joinville) para poder abrigar mais crianças. Hoje levaremos comida e água para a central de arrecadação de doações aqui em Joinville, no teatro Edmundo Doubrawa. E tudo mais que for ao meu alcançe e alcançe de meus amigos faremos, pois a situação é desesperadora.

Terminal central de Joinville

terminal centro

univille

Segue um recadinho tirado do blog Dr. Pepper:

Quem quiser ajudar Santa Catarina, estes são os dados da conta corrente da Defesa Civil de lá

Caixa Econômica Federal - Agência 1277, operação 006, conta 80.000-8 / Banco do Brasil – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7 / Besc – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0. O / BRADESCO S/A - 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1 nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57.

Defesa Civil de SC alerta sobre ação de golpistas pela Internet.
A Defesa Civil não envia mensagens eletrônicas com pedidos de auxílio. As contas oficiais para depósito são as publicadas no site da Defesa Civil de SC.

__________________________

4 comentários :

Anônimo disse...

Realmente cara a situação está feia.

Eu também ja doei alimentos e roupas, acho que todos podem ajudar, por pouco que seja a ajuda fará grande diferença.

Parabéns Renan.

Anônimo disse...

meu nome é debora moro no rs do sul e ja doei.. meu irmao mora em blumenau e desejo q a chuva passe a todos possam reconstruir suas vidas

Anônimo disse...

Parece coisa de filme aquelas ruas com um rombo no meio.. sinistro

Anônimo disse...

e mano... o bixo ta pegando.